terça-feira, 1 de julho de 2014

O Islã:a religião do Profeta


Em nome de Allah:o Misericordioso,o Misericordiador! 
باسم الله، والرحمن الرحيم

Acima:um exemplar em árabe do Alcorão
Abaixo:uma tradicional peregrinação a Makka(Meca).

I-O que é o Islã?

Islã,do árabe,significa "submissão",pode vim de "paz",por conta da palavra salam,que é um cumprimento entre eles.Os seguidores também podem ser chamados de muçulmanos(do árabe,muslim,que significa submetido a Deus).Os seguidores do Islã acreditam que a religião foi divinamente revelado por Allah(Deus).
O islamismo também pode ser classificado entre as três grandes religiões monoteístas,além do Cristianismo e do Judaísmo.

II-O Profeta Mouhammed

Durante o século VII,na Península Arábica(atual Arábia Saudita),os habitantes eram,em sua maioria,seguidores da religião politeísta,haviam também alguns judeus e cristão oriundos do Império Bizantino.Al Madina(Medina)era onde habitavam muitos judeus e cristãos,enquanto Makka(Meca)era onde habitava boa parte dos coraichitas,tribo a qual pertenceu o Profeta Mouhammed(que a Paz e benção de Alláh estejam com ele).
Mouhammed(que a Paz e benção de Alláh esteja com ele)era membro de uma família de comerciantes,nascido em Makka(Meca),passou parte de sua vida viajando por todo aquele território,conhecendo todas as culturas que ali habitavam.Ainda jovem,casou-se com uma viúva rica,Kadidja e,aos 40 anos,recebeu as primeiras revelações do Anjo Gabriel,que lhes revelou as primeiras suratas do Alcorão.
Ao pregar em Makka,o Profeta não foi bem aceito,sendo obrigado a fugir,junto com os seus seguidores daquela cidade,esse evento ficou conhecido como Hijra(Hégira),donde se começa a contar os anos a partir desse episódio.De Makka,Mouhammed(que a paz esteja com ele)foi até Al Madina,onde é reconhecido como líder religioso,unificando as tribos árabes sob um único credo em torno de Allah.
Assim,a religião islâmica começa a se expandir em toda a Península Arábica até chegar a Makka,onde encontrou bastante resistência dos vendedores de ídolos,mas obteve êxito.O único culto pré-islâmico a sobreviver em Makka foi o da Pedra Negra,pois dizia Mouhammed(que a paz e benção de Alláh estejam com ele)que este era um presente de Allah a Adão.Essa Pedra também pode ser chamada de Pedra da Kaaba.
O Alcorão foi ditado pelo Profeta,sendo este analfabeto,muitos memorizaram e guardaram as suas suratas.Em 632,o Profeta faleceu,deixando alguns de seus companheiros como pregadores do Islã.

III-Expansão da religião muçulmana

O mapa com a Influência Islâmica

Com a morte do Profeta Mouhammed(que a paz e benção de Alláh estejam com ele),os seus companheiros iniciaram a rápida expansão da religião.Em questão de décadas,o Oriente Médio e o Sul da Europa(a Península Ibérica)já estava sob domínio islâmico.Através da Jihad(Guerra Santa que,no mundo atual,deve ser visto com um outro conceito).Chegaram também a conquistar metade do Império Bizantino(que cairia nas mãos dos turcos em 1453)e todo o Império Persa até chegar em boa parte da Índia.
Conquistaram a Palestina e os lugares santos,tanto para eles como para judeus e cristãos.Segundo os judeus,Jerusalém é a cidade de Davi;cristão dizem que foi lá que Jesus viveu,pregou e realizou milagres,morreu e ressuscitou;os muçulmanos falam que lá,em uma noite,o Anjo Gabriel levou o Profeta em um jumentinho mesclado com cavalo chamado Al Burak e deixou no local do antigo templo,dando lugar a Mesquita da Al Aksa.

IV-O Livro Sagrado dos Muçulmanos:o Alcorão

O Alcorão foi revelado ao  Profeta Mouhammed(que a paz e benção de Alláh estejam com ele)pelo anjo Gabriel por ordem de Alláh e Profeta Mouhammed(que a Paz e Benção de Alláh estejam com ele)ensinou aos seus companheiros(que Alláh esteja satisfeito com eles).Os seus companheiros,por sua vez,decoravam o Alcorão e escreviam partes do Alcorão,depois que o Profeta Mouhammed(que a Paz e Benção de Alláh estejam com ele)morreu,os companheiros que decoraram e escreveram o Alcorão juntaram tudo e copilaram o Livro Sagrado.Foi o Califa Omar que,após a morte de Mouhammed(que a Paz e Benção de Alláh esteja com ele)é que todos aqueles que memorizaram o Alcorão e outros que escreveram algumas coisa reuniram tudo e copilaram os primeiros exemplares.
O Alcorão é dividido em suratas(ou suras),dando ao todo 114 suratas,umas mais longas e outra mais curtas.Algumas suratas foram reveladas em Al Madina e a maioria em Makka,aguns versículos são revelados em cidades diferentes.
um exemplar do Alcorão

É no Alcorão que temos toda a doutrina Islâmica,além dos haddits(dizeres e passagens da vida do profeta).A sharia(Lei Islâmica)é uma interpretação do Alcorão em chave política.Em muitos países do Oriente Médio.

IV-O Islã é sustentado por cinco pilares,quais são?

Os cinco pilares do Islã são:
-Chahada ou Shahada(Profissão de fé,الشهادة)em que consiste em crer que Alláh é o único Deus e Mouhammed é seu mensageiro.A profissão de fé é feita da seguinte forma:"Não há outro Deus além de Alláh e Mouhammed é seu mensageiro" ou como queiram "lá illaha  ilal-lah Alláh an Muhammadur rasulu lá"(لا إله إلا الله وأن محمدا رسول الله).
-Salat(as cinco orações diárias.صلاة),onde o muçulmano ora ao alvorecer,depois do meio dia,entre o meio dia e o pôr do sol,logo após o pôr do sol e aproximadamente uma hora após o pôr do sol.
-Saum(jejum,التطوع)feito no mês do Ramadã,período a qual o Profeta teria recebido o Alcorão.Segundo os muçulmanos,assim como os cristãos e os judeus,o jejum serve para educar a alma,louvar a Alláh,além de possuir alguns benefícios a saúde física.Durante esse período,o muçulmano se abstém de comida,bebida e relações sexuais.
-Zakat(esmola,الزكاة)onde o muçulmano auxilia os mais pobres através de esmolas.Os mais pobres,por sua vez,estão isentos do zakat,o motivo é mais que óbvio!
-Hajj(peregrinação a Makka/Meca,الحج)onde pelo menos uma vez na vida o muçulmano visita a cidade sagrada de Makka/Meca e da voltas na Kaaba/Pedra Negra,que é um dos rituais mais importantes.

O calendário do ramadã esse ano em 
cada capital brasileira.

Um hajj,onde os muçulmanos
dão voltas em torno
da Pedra Negra(Kaaba)



V-Qual a diferença entre sunitas,xiitas,sufistas e alauítas?

Aqui vai uma explicação de algumas denominações islâmicas:
a)Os sunitas,além de acreditarem no Alcorão e nos haddits,também seguem as sunnas,que seria alguns dos dizeres do Profeta Mouhammad.Politicamente,acreditam que o sucessor do Profeta deva ser um homem de reto caráter,digno de ser um líder,independente se ele é da família de Mouhammad ou não.
b)Xiitas são os mais conservadores,acreditam apenas no Alcorão e nos haddits,acreditam que o sucessor do profeta deve ser seu descendente direto do Profeta.
Sunitas e Xiitas

c)Sufistas e alauítas são correntes esotéricas as quais tratamos em um artigo anterior(ver o artigo "O esoterismo e a sua influência").Enquanto os alauítas seguem um calendário acrescentado e consideram Moisés e Jesus com a mesma importância de Mouhammed,os sufistas utilizam-se de práticas mágicas,dança,músicas e cantos para entrar em contato direto com Allah.
Sufis

VII-O certo é Mouhammad ou Maomé?

Maomé seria o nome latinizado do profeta,sendo chamado assim pelos cristãos.Mouhammad seria o seu nome verdadeiro,sendo melhor até nós,não muçulmanos,chamar assim aquele que é o Mensageiro de Allah.
Outra coisa:os muçulmanos não gostam de ser chamados de "Maometas",pois isso implica adoração ao Profeta e eles apenas os respeitam,somente Allah é digno de adoração,sendo Mouhammed seu único mensageiro.

VIII-Os muçulmanos na nossa sociedade

Analisando os aspectos da sociedade atual,podemos dizer que os muçulmanos se encaixam no mesmo grupo que os judeus e os ciganos(ler o artigo(judeus e ciganos:grandes histórias comparadas),vítimas de preconceito desde a Idade Média também,eram chamados de "sarracenos" pelos europeus.Por conta disso,foram organizadas as famosas Cruzadas,expedições militares feitas para "libertar" os locais sagrados da Palestina das mãos dos "infiéis".
Nos dias de hoje,por conta do terrorismo de radicais e outras barbáries causadas no Oriente Médio,além dos atentados do dia 11 de setembro de 2001 organizada pela Al Qaeda de Osama Bin Laden,os muçulmanos que habitam o Ocidente sofrem profundo preconceito por parte da população,inclusive a mídia sensacionalista mostra o Islã como causa de todos esses males quando vemos que,na verdade,o fanatismo em todo lugar é prejudicial
O Islã é a "Religião da Paz",Mouhammed pregava a concórdia,o amor ao próximo e a tolerância.
Osama Bin Laden,chefe da Al Qaeda
foi o responsável pelos 
atentados do 11 de setembro de 2001.
Também responsável pelo preconceito
que os muçulmanos tem sofrido
nos últimos tempos.

XIV-No que os muçulmanos contribuíram para o progresso da Humanidade?

Muita coisa devemos aos muçulmanos,no campo das ciências,da filosofia e até da Literatura,além da língua portuguesa ter herdado muitas coisas do árabe,como as palavras "álcool","alface" e etc.
Nomes como Averróis,Avicena,Al Farabi,Al Kindi e tantos outros foram os que deram sua contribuição para as ciências.Lembre-se que não teríamos Aristóteles se não fosse Avicena.Tratados de medicina de Averróis nos trouxeram muitas descobertas.A álgebra,e quem odeia matemática pode falar agora(brincadeiras a parte),foi umas das contribuições a matemática,além de trazer da Índia e desenvolver os algarismos que usamos hoje,sendo chamados de algarismos indo-arábicos.
O Filósofo Avicena

Na Literatura,além do Alcorão,temos o famoso livro "Mil e uma noites",onde são reunidas histórias populares do Oriente Médio e do Sul da Ásia,escrita pelo historiador Al Massudi.Esse livro foi narrado por Sherazade.
Al Massudi escrevendo as "Mil e uma noites"

XV-Por que os muçulmanos sempre dizem "que a paz e benção de Alláh estejam com ele" após falar um nome de algum profeta?

Como você,caro leitor,já reparou no que escrevi os dizeres "que a paz e benção de Alláh estejam com ele" após falar o nome do Profeta Mouhammed.É assim toda vez que se fala o nome de algum profeta importante no Islã.Assim é com Adão,Abraão,Moisés,Jó,Jesus e muitos outros.
Isso é um sinal do mais profundo respeito no para com aqueles que foram mensageiros de Alláh,sendo Mouhammed o mais importante deles.

XVI-A mulher no Islã

É comum vermos na mídia uma imagem totalmente distorcida das condições da mulher na religião muçulmana.Se quem critica tanto lesse o Alcorão mudaria de ideia.
Assim como em todas as religiões,a mulher é um ser muito importante pois é ela quem gera a vida.Ela não é nem inferior e nem superior ao homem,tendo tanto direitos como deveres.
Os muçulmanos reconhecem as qualidades que uma mulher possui de melhor:a paciência,o amor,a perseverança,a coragem,a abnegação,a solidariedade,dentre outras.
Machismo e inferiorização da mulher ocorreu e muitas épocas e ocorre em muitas sociedades não-islâmicas.O Alcorão ensina o marido a amar a sua esposa e,se tiver condições,dar muito ouro para ela!(isso realmente é verídico na novela "O Clone").
Quanto a poligamia,não é por mero prazer,mas sim para fins de procriação:se um homem tem a sua esposa estéril ou esta,por algum motivo,não pode lhes dar um filho ou outro,ele pode ter outro casamento.Durante a história,com as guerras de expansão do Islã,muitas mulheres ficaram viúvas e desamparadas,dando direito aos sobreviventes de terem mais uma mulher,e não para fins de luxúria,mas para causas meramente sociais.

Uma mulher muçulmana.

XVII-Os muçulmanos e os animais

Dizem os haddits que os muçulmanos deve respeitar os animais,eis os dizeres do Profeta:
"Havia um homem que,com sede,foi ao poço,desceu e pegou água.Ao subir,ele viu um cachorro com sede e lembrou a como era horrível aquela sensação,desceu novamente e deu de beber ao cãozinho.Quando morreu,Allah lembrou daquele feito dele e colocou ele no paraíso."
"Uma mulher mantinha um gato preso,sem dar de comer e o que beber,o gato morreu em consequência daquela privação.Quando a mulher morreu,foi direto ao Inferno,pois Allah lembrou-se do que ela fazia com o gato."

XVIII-At-Taghut e Satanás:a grande diferença

Segundo os cristãos,o anjo caído seria inimigo de Deus e da Humanidade,tendo uma visão maniqueísta do que é o bem e o mal,embora a teologia considere o mal uma mera privação,ainda se tem aquele que é maléfico.
Os muçulmanos acreditam que At-Taghut(diabo,عند الطاغوت)tenha apenas sentido ciúme da humanidade e se negado a se curvar diante da mais nova criação da Allah,prometendo desviar a todos.Ele não é inimigo de Deus,apenas da humanidade.

XIX-Ações para divulgar a fé

Na Copa de 2014,no Brasil,a FAMBRAS(Federação das Associações Muçulmanas do Brasil)tem promovido o "Salam Brasil",uma forma de fazer as pessoas do resto do mundo,além dos brasileiros,a conhecerem o Islã.As pessoas vão para os estádios e divulgam sua fé.
Link:
Islâmicos divulgando o Islã na copa

XX-O verdadeiro conceito de jihad(الجهاد)

Muito se tem falado na mídia sobre esse conceito,o jihad,se referindo à "Guerra Santa",quando os meios de comunicação falam sobre os ataques de radicais islâmicos à algum alvo.
Porém a jihad nada mais é que uma Guerra Interna,ou seja,quando o muçulmano está em guerra contra ele mesmo,contra os seus vícios,contra algo que ele sabe que irá prejudicar alguém e até ele mesmo.
Para ampliar mais o preconceito contra eles,passam para nós a imagem do muçulmano como sendo um assassino polígamo pronto para matar quem se opõe a sua fé,quando na realidade um seguidor do Islã é uma pessoa pacífica,caridosa e muito amigável.Conheci muitos muçulmanos e eles sempre foram pessoas de bem,íntegras e muito sofridas com o que a nossa sociedade pensa deles por conta das falsas ideias passadas pela grande mídia.
Historicamente,a jihad foi uma forma de expansão do Islã pois todas as expansões eram feitas de forma pacífica,como foi o caso de Al-Andaluz(Andaluzia)na Espanha.A jihad só ocorria quando os muçulmanos se sentiam ameaçados,como foi o caso das Cruzadas.
Uma família de muçulmanos,
muito longe do que as calúnias midiáticas 
divulgam.


XXI-Conclusão

Assim como todas as religiões e etnias,os muçulmanos estão sujeitos a críticas e a perseguições.Ninguém vê algumas de suas contribuições à humanidade e a sabedoria que eles tanto nos ensinam.
Hoje,vemos esse povo ser difamado pela mídia que,por muitas vezes,tem espalhado o ódio contra eles.
Eles são os nossos irmãos na humanidade assim como os judeus e ciganos e,com eles,partilham de muitas características e histórias.
Em vários campos do conhecimento,os muçulmanos mostram que buscam o saber e,assim como judeus e ciganos,sabem transformar a tristeza em alegria,a dor em aprendizado.Além do mais,através da jihad,como acabamos de ver,o islâmico briga,não só com ele mesmo,mas com todos os problemas que ele encontra na vida.

O Domo da Rocha.
próximo a Mesquita de Al Aksa
(ou Mesquita de Omar)
em Jerusalém.
A cidade de Makka/Meca.

XXII-Agradecimentos

Da mesma forma que eu disse em artigos anteriores,você que leu este artigo e gostou ou tem alguma crítica,desde já agradeço.Se você se libertou dos preconceitos midiáticos e compreendeu alguma coisa,além de ter tido o espírito de conhecimento,bem aventurado és tu,pois tornou-se humano buscando conhecer as diferenças.
SALAM!!!

XXIII-Sites
FAMBRAS:

Islam Brasil:

Eu visitando o estande da FAMBRAS na Bienal do Livro em São Paulo
no ano de 2012















2 comentários:

  1. Andre, muito bem escrito e as imagens estão lindas! Parabéns meu querido! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço isso pois tenho muito carinho pelos leitores e leitoras.Quero que o conhecimento seja um balsamo,não só para as suas mentes,mas para as suas almas.

      Excluir