"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo,qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim"-Chico Xavier.
Allan Kardec,
codificador da Doutrina Espírita
que,por isso,também é chamada de Kardecismo.
Chico Xavier,um dos médiuns mais famosos do Brasil
Uma ilustração do século XIX,mostrando um seção de "mesa branca".
I-Contexto
Na época em que surgiu a Doutrina Espírita,no século XIX,a França era o palco do surgimento do Positivismo,na qual o Filósofo August Comte era o seu maior expoente.Segundo o positivismo,apenas o que é sensível e passível de experimento poderia ser conhecido,ou seja,somente o conhecimento científico era verdadeiro,colocando o que era metafísico e religioso em dúvida.
Porém,muitos fatos que eram tidos por sobrenaturais,ou seja,fenômenos mediúnicos,também ocorriam no mundo inteiro,pondo em dúvida a doutrina positivista,pois muitos casos não haviam explicações.Buscava-se na física,na química,na biologia e até mesmo na psicologia,porém não se tinha respostas.O religiosos mais radicais acreditavam que fosse intervenção demoníaca,outros diziam ser coisa celeste.
O caso mais impressionante foi nos EUA,quando as irmãs Fox obtiveram contato com seres do além através de pancadas que esses espíritos omitiam e que elas respondiam com algumas pancadas.
Outro fenômeno que chamava atenção eram as famosas mesas girantes,onde sem nenhuma causa física as mesas dançavam,batiam e tremiam,muitos atribuíam ser fenômenos mediúnicos que,por muito tempo,servia de divertimento para burgueses e nobres.
Outras coisas que despertavam a curiosidade era a facilidade que algumas pessoas tinham se comunicar com espíritos,seja através de batidas e até de visões.Isso fez com que muitos ficassem curiosos sobre tais fenômenos,dentre essas pessoas,dentre eles o educador,tradutor e autor francês Hyppolite Léon Denizard Rivail,mais conhecido pelo seu pseudônimo Allan Kardec,conhecido pelas pesquisas que fez sobre tais fenômenos paranormais,desde então ignorados pela sociedade positivista da época.Allan Kardec foi discípulo de Pestalozzi(que por sua vez era discípulo do filósofo iluminista Jean-Jacques Rousseau).
Allan Kardec percebeu,em suas pesquisas,que o charlatanismo e a enganação estavam muito longe de ser explicações para aqueles fenômenos e que,realmente,só podia haver uma causa para aquilo:a intervenção de espíritos.Foi o método empírico aprendido por Pestalozzi e o diálogo com os espíritos que fez com que ele codificasse o famoso Livro dos Espíritos e também o Livro dos Médiuns,esses livros são catecismos fundamentais para o espiritismo além do Evangelho Segundo Espiritismo,a Gênese e o Céu e Inferno.
II-Bases do Espiritismo
A praxes do diálogo com "o outro lado" é muito antigo,há quem diga que desde a pré-História o homem tem falado com os seus antepassados e a crença na vida pós-morte era muito forte dentro das antigas civilizações.No Egito,preparava-se o corpo do morto por conta de como a alma dele se encontraria na outra vida(o Livro dos Mortos é a prova disso).
Os antigos brâmanes e,posteriormente,os budistas,vão levar a crença da mentepsicose em sua doutrina,que Allan Kardec irá chamar de Reencarnação.Mentepsicose consiste em um ser humano reencarnar no corpo de outro ser(animal ou vegetal)conforme ele tenha se comportado durante essa vida,diferente de reencarnação,onde o indivíduo reencarna no corpo de outro ser humano.Pitágoras também pregava a mentepscose.O que irá ter influência sobre Kardec será a Filosofia de Platão através dos diálogos de Sócrates,principalmente no Fédon,onde Sócrates defende a imortalidade da alma alguns momentos antes de tomar a cicuta e morrer.Podemos ver,principalmente no Evangelho Segundo o Espiritismo,que a doutrina Espirita é influenciada pela doutrina Platônica sobre o corpo e alma.
Segundo Platão,a alma estaria presa no corpo,que é uma prisão,dependendo de como a alma presa age no mundo material,ela está "condenada" a voltar após um período no mundo das ideias,a qual Platão coloca a alma.
Sócrates,condenado a morte acusado de corromper a mocidade,
defende a sua tese da imortalidade da alma.
Mais tarde,a escola Neoplatônica levaria mais adiante essa tese da imortalidade da alma e do Eterno Retorno.
Allan Kardec também fundamentou o Espiritismo em algumas passagens bíblicas,vejamos:
"Todos os profetas e a Lei profetizaram até João.E se quiser aceitá-lo,ele é o Elias que há de vir,quem tem ouvidos ouça."(Mateus 11,13-15)
Eis a grande incógnita:se João Batista era Elias,então ele era a reencarnação deste ou o médium que recebia o espírito de Elias?Os detratores do Espiritismo nunca responderam essa questão e,muitas vezes até caem em contradição com o seu Livro Sagrado.
Outro ponto é a transfiguração de Jesus,onde Moisés e Elias aparecem junto a Cristo no Monte Tabor.Questionemos:
-Se Deus condena a invocação de espíritos dos falecidos e,como muitos alegam,esses espíritos são intercessões demoníacas,como que Deus permite a Moisés(que estava morto há alguns séculos)e Elias(que supostamente foi arrebatado por uma carruagem de fogo)aparecerem do lado de Seu Filho?
III-Afinal,o que seriam os espíritos?
O termo espírito deriva do latim,spiritus,que significa "sopro"ou"respiração",diferente da palavra alma que vem de anima(daí temos a palavra "animado"que seria cheio de vida).
Para os materialistas(seja vulgar ou mecanicista),o espírito nada mais é do que uma mera fabricação de nosso cérebro.Os materialistas dialéticos vão dizer que é o movimento da realidade.
Os idealistas e espiritualista vão dizer que o espírito é um ser incorpóreo que dá a vida a matéria e,portanto,pode viver sem um corpo,porém não podendo se manifestar fisicamente ou ter alguma condição para tal(Kardec vai dizer que são os médiuns que darão essa condição).
Segundo o Espiritismo,o espírito é alma quando está em um corpo e,em seu estado natural,ele está livre enquanto espírito(lembre-se da Doutrina de Platão sobre mundo material e mundo das ideias).O espírito está ligado ao cérebro através do perispírito,que estimula algumas das vontades do ser.O perispírito também, pode desempenhar as funções que o corpo tinha na vida terrena,Allan Kardec diz que o Perispírito nada mais é do que um envoltório do espírito.
A reencarnação seria uma forma do espírito estar se auto-aperfeiçoando.
IV-O que seria o nascimento ou a morte segundo o Espiritismo?
Quando o espírito estar prestas a reencarnar,segundo o Espiritismo,ele acompanha a mulher que o carrega no ventre até momento em que ele nasce.
Ao morrer,ou melhor,desencarnar,o espírito sai do corpo.Dizem que alguns sinais ocorrem no momento em que a pessoa agoniza:ela vê alguns de seus antepassados ou outros espíritos encarregados de levá-los até o local próprio.
O assassinato,segundo o espiritismo,e condenável e,na hora da morte,o assassino levará a culpa para o além-túmulo,pagando na outra vida e até mesmo na próxima reencarnação.O assassinado,dependendo de como morre,ele pode ficar vagando,pois ele anceia por justiça a qualquer custo,mas se for sem o sentimento de vingança e não matou ninguém,ele pode ir a luz.
O suicida,por sua vez,deve expiar os anos em que ele deveria ficar vivo.Na história do médico André Luiz,psicografado pelo Chico Xavier(falaremos dele mais tarde),ele bebia e fumava(segundo o espiritismo,o uso de alcool,tabaco e narcóticos é uma forma de suicídio)além de menosprezar os mais humildes.Um dia,em consequência de seus vícios,ele morre e vai parar no famoso vale dos suicidas ou tem outras formas de penalidade,como Allan Kardec mostra no Livro Céu e Inferno,nos últimos capítulos mais precisamente.
V-Como o Espiritismo chegou ao Brasil?
Em pleno século XIX,quando o Brasil ainda era um Império,no governo de D.Pedro II,muitas coisas vieram da Europa,não só a Filosofia Positivista(que ajudou no processo de mudança para a República),mas outros avanços tecnológicos também vieram,a industrialização foi um exemplo.Aí tivemos também os ideias abolicionistas que surgiram com esse advento desses avanços no Brasil.
O Espiritismo veio da mesma forma,muitos intelectuais que vinham da França traziam essa doutrina para cá e,não tardou,ela se difundiu no Brasil,tanto que em 1884,surgiu a Federação Espírita no Brasil.
Um dos mais notáveis médiuns já conhecidos no Brasil foi Francisco Cândido Xavier,mais conhecido como Chico Xavier,que psicografava mensagens do Além juntamente com o seu guia espiritual,o Espírito de Emmanuel.Através dessas psicografias é que Chico Xavier escreveu boa parte de suas obras,como a história de médico Bezerra de Menezes dentre outros.
Francisco Cândido Xavier(Chico Xavier)
e o Espírito de Emmanuel
VI-Qual a relação da Umbanda com o Espiritismo?
Quando o Espiritismo veio para o Brasil,este já era o berço de inúmeras religiões que surgiram com o choque de culturas gerado pela vinda dos portugueses e africanos,onde habitavam os índios.Isso gerou uma mescla do catolicismo europeu,a pajelança indígena e o culto aos Orixás dos africanos.Tivemos,assim,o surgimento do Candomblé e do Catimbó de Jurema.Quando o Espiritismo chegou ao Brasil,no século XIX,surge a Umbanda Sagrada através do médium Zélio de Moraes,com a vinda do Caboclo 7 Encruzilhada.
Diz a história que a alta sociedade brasileira estava interpretando o mundo espiritual de acordo com as divisões sociais nesse planos,quando o Caboclo 7 Encruzilhada se manifestou em um Centro Espirita,foi tratado como um "espírito inferior" por outros médiuns,por ser um espírito de um indígena.O Caboclo 7 Encruzilhada provou ser um Espírito de Luz através de um longo diálogo com os médiuns do local,um médium vidente,quando viu o Caboclo,tomou um susto pois viu um jesuíta.
-Como é possível,você era jesuíta?
-Em outra encarnação sim,quando reencarnei,pedi a Deus para vim no corpo de um índio.Quando desencarnei da vida de índio,estive entre 7 Encruzilhadas e Jesus Cristo me apontou o caminho verdadeiro,eis o meu nome:Caboclo das 7 Encruzilhada.
Daí,Zélio de Morais passou a trabalhar com o Caboclo das 7 Encruzilhadas que deu os primeiros fundamentos da Umbanda como uma nova Revelação Divina,onde a Caridade seria o principal pilar da nova religião.
A Umbanda leva consigo a doutrina espírita(os livros,os fundamentos,a teoria e etc.),a fé católica(os santos,as orações,os sacramentos do batismo e do casamento etc),a tradição africana(culto aos Orixás e Guias),os costumes indígenas(pajelança)e outros ritos orientais(culto a linha oriental,como os ciganos).
O processo de formação foi longo,com o passar do tempo a Umbanda foi adquirindo os seus traços e muitos terreiros tem a sua forma de cuidar.Há os terreiros com maior influência africana,outros com influência mais católica e assim por diante.
Acima:o Caboclo das 7 Encruzilhadas
Abaixo:Zélio de Moraes
VII-A maior semelhança entre Umbanda e Espiritismo
A grande semelhança entre essas doutrinas é a prática da Caridade e ambas não são proselitistas,ou seja,não querem adeptos,apenas cumprir a sua missão.Independente de religião,opção sexual,classe social,idade e etc,todos são bem vindo e tratados por igualdade.Se há católicos,wiccanos,evangélicos e outros,eles podem continuar praticando sua religião livremente e frequentar a Umbanda e o Espiritismo a vontade,tudo o que ele busca em um Centro ou Terreiro,ele encontrará,seja um mero passe ou só palavra amiga,a energia da fraternidade estará lá.Dizer que adeptos de outras religiões não podem frequentar locais onde essas doutrinas se faz presente "mistura energias" e "é prejudicial" é uma tremenda falácia pois,se outros credos não podem se unir por um bem comum,que valor terá a caridade?Todos são convidados a ir pelo menos uma vez nesses terreiros e ter aquilo que buscava espiritualmente.VIII-Espiritismo e Maçonaria
Dizem alguns biógrafos de Allan Kardec que ele era iniciado na Maçonaria e que alguns "ritos" maçônicos são feitos durante reuniões em Centros Espíritas.Para quem não conhece a Maçonaria,ela visa a evolução espiritual e intelectual do homem,"moldando a pedra bruta".Ele teria se iniciado na Grande Loja de Paris,e foi a partir daí que ele começou a estudar os fenômenos espíritas e a decodificar a nova doutrina que,segundo os maçons,já eram divulgados pela Ordem.
Na Maçonaria,Allan Kardec é conhecido como irmão Kardec
XI-Aparições de espíritos
O que mais fascina nas pessoas o que mais faz com que ela busquem o Espiritismo são as famosas aparições de espíritos desencarnados,os famosos fantasmas.
Algumas vezes,podem ser espíritos de luz,que querem transmitir algum recado do além,geralmente aparecem para entes queridos como a mãe de Chico Xavier quando este era criança,ela vinha para consolá-lo após os maus tratos da madrinha.
Mas,em outros casos,são espíritos sofredores que buscam oração e pedem ajuda para aqueles que ainda vivem,ou meramente são espíritos que vagam,isso ocorre muito com suicidas que expiam os anos que deveriam viver.
Também temos espíritos zombeteiros,falsos profetas e etc que vem para enganar,assustar ou obsediar as pessoas,esses vivem na total escuridão e estão sempre a perturbar as pessoas.
Mas as famosas assombrações são daqueles espíritos que não se conformaram que desencarnaram e ficam apegados a certos locais ou pessoas,impedindo que vá para a luz.
Um espírito da Luz
Dizem alguns espíritas que,após o desencarne,durante o velória,o espírito circula em torno do caixão ou meramente observa o próprio corpo,é o caso dessa aparição:
X-Conclusão:
Olhando o Espiritismo,podemos dizer que ele foi,além de uma grande revelação e uma grande descoberta,também pode ser considerado uma reação ao materialismo de sua época,lembre-se que falamos sobre o positivismo que negava a existência do espirito como entidade incorpórea e que August Comte queria fundar uma religião onde Deus ou deuses não existissem e sim a Humanidade ocuparia este lugar.A morte seria o fim de tudo para os positivista,ficando apenas a memória.
O Espiritismo foi uma reação a tudo isso,com a ajuda de outras escolas filosóficas(não confundir o Espiritismo de Kardec com o Espiritualismo do século XIX,onde temos as figuras de Vitor Cousin e Rosmine,pois esses pregavam o retorno ao catolicismo).O espíritos vieram lembrar a humanidade que há sim um princípio de tudo.
Também podemos dizer que a Umbanda,religião afro-brasileira,também não foi só uma mera revelação,mas também uma práxis de igualdade,pois as elites acreditavam que,no outro lado,as pessoas continuariam a viver a divisão social,o que foi provado que lá todos são irmãos na comunhão com Deus.
XI-Sites:
Federação Espírita do Brasil(FEB)
Federação de Umbanda e Candomblé:
Comunidade Maçônica do Brasil:
Agradecimento:
Agradeço a você que,assim como eu,quer aprender um pouco com cada doutrina que tem por objetivo ajudar o homem em sua evolução espiritual!
Nenhum comentário:
Postar um comentário