sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Resposta ao artigo "A volta dos Ciganos"

"Preconceito, racismo e ódio..."

O texto e as fotos na íntegra

   Esses dias, o site "Contra e Verso", andou publicando um artigo escrito por Pedro Monte-Mór, 51 anos, falando sobre supostas "ciganas" que costuma parara transeuntes para tirar os seus pertences e etc. Porém, como podemos ver o nível da matéria, ela foi totalmente preconceituosa e praticamente divulgou calúnias e ofensas ao povo cigano, vamos verificar:

 -O autor de tal artigo confunde ciganos legítimos com pessoas que se vestem de ciganos para praticar tais atos, isso é muito corriqueiro na história da etnia. Muitos gadjes (não-ciganos) se vestiam com os trajes característicos para poder enganar as pessoas incautas. Essa prática fortaleceu ainda mais as campanhas difamatórias contra esse povo que era indesejado em alguns lugares. Como sabemos, o povo cigano jamais usaria de artimanhas para tal , embora alguns possam ser desonestos, a grande maioria do povo é inocente e só que viver em paz, com a sua cultura e o seu espaço, ganhando a sua vida sem prejudicar ninguém.
 -O autor da presente obra se esquece que, no passado, os nazistas usaram da mesma tática para difamar as "raças" que classificavam como "inferiores", atribuindo todo tipo de desonestidade, principalmente aos judeus que passaram a sofrer perseguição na Alemanha e em países anexados durante o III Reich.

  Se são ciganos ou não, isso não justifica utilizar os discursos de ódio contra tal etnia, afinal, muitas religiões e etnias tem suas práticas utilizadas para fins desonestos e nem por isso falam mal da etnia ou religião. Até mesmo profissões são utilizadas para tal e ninguém pode falar nada.
   Esperemos que o ministério da cultura e o sindicato dos jornalistas tomem alguma posição diante de tal fato e o autor de tal de artigo se retrate. São artigos como esse que levam o ódio contra os ciganos. Todos sabemos que em todas as etnias existem pessoas honestas e desonestas, porém não podemos atribuir tais práticas a tais povos, isso faria com essas pessoas fossem odiadas por conta de suas origens. Veja o que Hitler fez com os judeus: quem ler o Mein Kampf (Minha Luta) verá como ele atribui todo tipo de torpeza aos judeus.
  Quanto aos ciganos, só tenho algo a dizer: estaremos ao lado de vocês para o que der e vier, não se abatam por conta de tais artigos preconceituosos que escrevam sobre vocês, agora é momento de luta contra esse tipo de sujeira que ainda é um defeito gravíssimo da humanidade.

Os nazistas usaram da difamação, resultado:
6 milhões de mortos em Campos de Extermínio

2 comentários:

  1. PREZADO ANDRÉ E. SOLYOM, QUERO INICIALMENTE AGRADECER A SUA VISITA, VISUALIZAÇÃO E POSTERIOR COMENTÁRIO, MUITO BEM FEITO POR SINAL.
    A PRINCÍPIO QUERO DIZER QUE O TEXTO ESCRITO POR MIM RETRATA O QUE VI E PRESENCIEI DURANTE A ESTADA DOS CIGANOS EM MINHA CIDADE, ESTADA ESSA TRADICIONAL E ANUAL.
    MUITO INTERESSANTE A SUA ABORDAGEM, DE QUE AS PESSOAS QUE OBSERVEI E ESCREVI A RESPEITO POSSAM NÃO SER CIGANOS. REALMENTE ELES POSSAM SE PASSAR POR ESTE GRUPO E FAZER MAL A TRADIÇÃO CIGANA E EU, POR DESCONHECER E NÃO SABER COMO IDENTIFICAR OS DESCREVI COMO CIGANOS.
    QUERO APENAS RESSALTAR QUE TUDO QUE FOI ESCRITO, FAZ PARTE DAS CONSTATAÇÕES DE MINHAS OBSERVAÇÕES E QUE COINCIDEM COM AS TRADIÇÕES DE QUE TEMOS VISTO E OUVIDO A RESPEITO DOS CIGANOS, INFELIZMENTE AS PIORES VELHAS TRADIÇÕES NOS MEUS 30 ANOS DE PROFISSÃO.
    TOMEI CONHECIMENTO DE QUE UMA NOVA GERAÇÃO DE CIGANOS QUER MODIFICAR O QUE ATÉ O DICIONÁRIO VERSA SOBRE ELES. ESPERO QUE NO FUTURO POSSA VER NOVOS CIGANOS, UMA NOVA LINHA, UMA NOVA CONCEPÇÃO, UMA NOVA IMAGEM PARA ESTE SECULAR GRUPO.
    OBRIGADO MAIS UMA VEZ!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro Monte Mór Salvador, espero que tenha lido o meu texto e veja que, embora o senhor tenha reconhecido desconhecer a cultura cigana, o que escreveu foi uma profunda ofensa à etnia cigana e muitos ciganos e simpatizantes da cultura se sentiram difamados com tal artigo. Compreendo que o que ocorre não é bom, mas você não podia ter generalizado dessa forma, isso leva ao preconceito.
      Espero que o senhor, antes de escrever tais artigos sobre os ciganos, leia um pouco sobre a etnia. Imagina se você escreve dessa forma sobre os judeus ou os negros: com certeza, seria chamada de "nazista" ou "racista".
      Com certeza, o que foi escrito pelo senhor poderia ser até considerado discurso de ódio, já que imputou na etnia cigana tais práticas. Espero que corrija o que escreveu, para que assim o povo cigano não seja vítima do preconceito e ódio. OPTCHÁ!

      Excluir