O homem sempre teve uma visão sobre os mais diversos aspectos da vida.O Escola de Culturas visa ampliar a nossa visão para que possamos conhecer todos os aspectos das diversas sociedades e compará-las na medida do possível.
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
Sarit Hadad Shma Yisrael (Tradução)
Uma das melhores cantoras de Israel,Sarit Hadad canta uma música muito bonita para acalmar os corações que estão aflitos.Sua versão de Shema Ysrael nada mais é que uma oração vinda de um coração contrito.
domingo, 14 de setembro de 2014
segunda-feira, 8 de setembro de 2014
A História do Homem Henry Sobel - Trailer
Um dos melhores filmes que podemos ver sobre esta que foi uma grande figura na história brasileira de um rabino que com coragem sempre defendeu o amor ao próximo!
domingo, 7 de setembro de 2014
As tribos indígenas brasileiras:os primeiros habitantes do Brasil
Quando os portugueses chegaram no Brasil,em 22 de abril de 1500,depararam-se com pessoas de cultura diferente,com um comportamento diferente.Esses nativos foram chamados de "índios" já por Cristóvão Colombo,pois este pretendia ir até as Índias quando chegou a América,em 1492.Os portugueses também,com o passar do tempo,passou a chamá-los com a mesma nomenclatura.Pero Vaz de Caminha,em sua carta ao Rei de Portugal,D.Manuel I,descreve esses habitantes com curiosidade,estranhamento e,logo depois,preconceito típico do europeu da época.Logo em seguida,os portugueses começam o processo de imposição da cultura ibérica em terras brasileiras com a realização da primeira missa,rezada pelo frei Henrique,mostrando a diferença de crença do europeu e do nativo pois,enquanto o português rezava a missa de modo solene,o índio acompanhava com buzinas,flautas e chocalhos.
Nativos brasileiros em suas danças tradicionais
1.Mas,afinal,quem são os índios brasileiros?
Os índios brasileiros são povos que habitavam o Brasil há milhares de anos.Compostos de vários nomes,existem cerca de mais de 180 dialetos indígenas no Brasil.Esses povos possuem suas próprias crenças,mitos,religião,práticas esportivas,casamento e criatividade.Ricos em conhecimentos importantes para a vida humana,como a medicina,a educação,línguas e alimentação variada.O índio tem seus conceitos de vida e a sua forma de convívio.Quando os europeus chegaram,os índios viviam em tribos e muitos ainda vivem.Cada tribo tem a sua estrutura e as suas regras.
2.Qual seria a origem dos índios?
Existem várias hipóteses sobre o aparecimento desses nativos na América,uma delas seria a passagem do Estreito de Bhering,mais ou menos 14 ou 12 mil anos conforme o mapa:
Diz a teoria que uma população teria atravessado esse estreito quando este estava ligando a América com a Ásia,se espalhando por todo continente.Estudiosos ainda não chegaram à um consenso de quando os primeiros habitantes chegaram na América do Sul,embora estima-se a chegada do ser humano há mais de 11 mil anos.Existem várias pinturas rupestres que são documentos da presença do homem há milhares de anos no Brasil,elas aparecem datadas de 10 mil anos.
As pinturas rupestres estão em Parques Nacionais,o principal é o da Serra da Capivara,no município de São Raimundo Nonato,no Piauí.
Pinturas rupestres
2.A vida antes da chegada do europeu
Como todos sabemos,os povos indígenas do Brasil não dominavam nenhum tipo de escrita,seu conhecimento é estritamente oral,embora muitas tribos ainda passem seus conhecimentos por gerações.As tribos indígenas produziam apenas para a sua subsistência,ou seja,não buscavam luxo,nem lucro mas apenas a sobrevivência e a dos outros habitantes da tribo,não havendo divisão de classes sociais.
3.A cultura indígena
a)a língua:
O dialeto de cada grupo é o que determina a divisão das diversas tribos indígenas,podem ser traduzidos em cinco idiomas nativos do Brasil,eles são:tupi-guaranis(litoral brasileiro),aruanques e caraíbas(Amazônia)ou macro-jê ou tapuias(Região do Planalto Central).
b)as diferenças entre as tribos:
O Brasil apresente inúmeros povos que apresentam divergências culturais entre si,não só nos costumes mas também na organização sócio-política,rituais,lendas e etc.
Os Yanomamis,por exemplo,apresentam 4 línguas diferentes,vivem em malocas(moradia redonda com o topo cônico onde podem habitar várias pessoas),possuem características seminômades,são hábeis caçadores e acreditam em rixis(espíritos de animais que protegem e são amigos).Diferente dos Guaranis,que são hábeis com a cerâmica e são conhecidos por seus rituais religiosos,falam apenas uma língua,sobrevivem da agricultura e acreditam nos espíritos dos ancestrais,pois os mortos passam a proteger os vivos(essa característica vai fazer um grande sincretismo com as tradições africanas e algumas coisas do catolicismo,gerando as religiões afro-brasileiras).
c)o respeito pela terra:
Diferente do "civilizado",o índio tem um profundo respeito pela natureza,pois é através dela que se tem a sobrevivência de sua espécie.Segundo o índio,o homem é quem pertence a terra e não o contrário.Assim,os movimentos que visam a defesa do meio ambiente no Brasil tem os índios como exemplo de pessoas que amam a sustentabilidade e são grandes agente na luta contra o desmatamento e outras coisas que degradam planeta.
d)a religião:
Antes da chegada dos portugueses,o verdadeiro Deus dos índios estava ligado na natureza.Estes,por sua vez,explicavam o surgimento através de mitos.Os tupis-guaranis diziam que os seres humanos foram criados por um Criador que tinha como coração o Sol,sua tataravó tinha sobrado com o seu cachimbo e desse sopro havia se formado a Mãe Terra.Ali,junto com os anciãos,foi decidido criar a humanidade.O primeiro ser humano criado foi designado como guardião,Nanderuvuçu,o pai dos antepassados.Ele desceu do arco-íris,onde o homem também obteve uma esposa criada dos rios.O pai era o Sol e a mãe era a Lua,esses são os pais dos antepassados dos índios.
A religiosidade dos índios,com a chegada dos portugueses e dos negros,não tardou a se misturar com as crenças desses,dessa síntese de mescla de crenças,surgiram as religiões de cunho afro-brasileiro e o Catimbó de Jurema.O xamanismo e a pajelança dos índios se mesclou com a catolicidade ibérica e as crenças dos Orixás e Inquicis.
Na Umbanda e no Candomblé,os espíritos dos índios são chamados de Caboclos,esses são seres espirituais que vem na terra para que,através dos seus conhecimentos de ervas e benzimentos possam curar as pessoas e,com os seus conselhos,ajudar as pessoas aflitas,auxiliando no caminho para a verdadeira luz.
As tradições indígenas se fundiram
com as tradições cristãs e africanas
gerando religiões como
a Umbanda,o Candomblé e o Catimbó.
Os caboclos seriam espíritos dos ancestrais
indígenas.
O xamanismo é outra tradição puramente indígena(alguns Candomblés ainda mantêm suas tradições puramente africanas).Em algumas tribos,é possível haver xamanismo sem pajé,como é o caso do Parakanã do Xingú,onde as pessoas tem contato com os espíritos através de sonhos.Segundo alguns estudiosos,xamanismo é uma prática nativa que consiste no contato com espíritos da natureza através de mediunidade(não confundir com o Espiritismo de Allan Kardec,pois o conceito de mediunidade não é trabalhando no xamanismo).As doenças são males espirituais para os índios,pois eles afirmam que o corpo é quem defende o espírito.
Em algumas tribos,o curandeiro(pajé)é uma figura muito importante,ele é a alma da tribo,são homens mais velhos que já detêm um certo conhecimento das ervas e benzeduras,diferente do cacique que seria apenas um líder político.O xamã é aquele que tem contato com os espíritos.
4.O canibalismo
Em algumas tribos,eram comuns os casos de canibalismo.Alguns acreditavam que,comendo a carne co inimigo significava pegar a sua força e a sua virilidade.As tribos canibais,segundo algumas historiografias,acabaram morrendo ao contato com os portugueses.Os Tupinambás tinham esse costume,pois falavam que,devorando o inimigo,iriam adquirir,além das qualidades dele,a história que este tinha.
Quando vieram para cá,os portugueses começaram a difamar os índios por conta desse aspecto.Uma vez,quando a Coroa Portuguesa resolveu levar os índios como escravos para Portugal,muitas tribos se revoltaram.O bispo Dom Pero Fernandes de Sardinha foi devorado pelos índios caetés.
Para quem desconhece,o ritual de canibalismo é perverso,mas o índio foi explorada,massacrado além de ter sido vendido como escravo.
Embora o europeu tenha tido a imagem do índio como cruel,ele foi quem explorou o índio que só estava se defendendo dos colonos que estavam escravizando os nativos do Brasil.
É óbvio que,nos dias de hoje,não existe mais canibalismo indígena.Hoje,o índio é um símbolo de lutas e de coragem,além de representar o respeito pela natureza.
5.Outra característica cultural:a pintura corporal
Além de ter como função proteger o corpo dos raios de sol e dos mosquito,as pinturas também podem representar aspectos sentimentais dos índios,além de aspectos sociais e outros pensamentos.
Exemplos de pinturas
corporais
Os materiais usados para as pinturas são:
- Urucu(produz tinta vermelha);
- Jenipapo(tinta azul)
- Pó de carvão(utilizado como loção de suco e pó-de-leite);
- Calcário(tinta branca)
6.As principais tribos indígenas
a)Guarani:além do Brasil,encontra-se também no Paraguai e na Bolívia.Dividido em três grupos:caiová,ñadeva e mbya.Vivem em grandes famílias e são liderados pelos avós.Cada tribo tem uma língua particular,além de terem suas peculiaridades.
b)Ticuna:vivem próximos ao rio Solimões,sendo encontrados no Brasil,Peru e Colômbia.Vivem da caça e da pesca.São divididos em dois clãs:um com nome de aves e outro com nomes de animais terrestres e plantas.O casamento ocorre quando um membro de um clã casa com o membro de outro clã.Sua língua é fonal,mudando o sentido conforma a intonação.
c)Caingangue:assim como os Ticuna,eles também unem clãs através do matrimônio.Na aldeia dos caingangues,os recém casados vão morar com o pai da noiva.O cacique é eleito democraticamente para comandar a aldeia.Para participar da eleição,o eleitor deve ser homem maior de 15 anos.O cacique também elegem o vice-cacique que,na maioria das vezes,é do outro clã.
d)Macuxi:Caçam,pescam,criam gado,cultivam alimento e coletam madeira e argila durante a estiagem-algumas tribos usam o garimpo para a sobrevivência.Durante as chuvas,eles se separam e se utilizam do alimento armazenado.
e)Terena:Povo indígena conhecido por ser mais "urbanizado".Vivem no MS e sã encontrados trabalhando nas vendas e em colheitas de cana-de-açúcar.Isso se explica pelo fato das super-populações de reservas indígenas nesse local,provocando o êxodo de muitos índios dessa tribo.Diferentes dos caingangues,os recém-casados vão morar com o pai do noivo.
f)Guajajara:Tem como principal atividade a agricultura e o artesanato.Essa tribo entra em violentos conflitos com a Polícia Federal e Militar por cultivar maconha e comercializá-la.
g)Ianomâmi:Vivem no meio da floresta tropical,suas famílias vivem sob a mesma habitação e se casam com parentes.Desconfiam de pessoas de outras tribos ou etnias(brancos,geralmente).Vivem em conflitos com garimpeiros.
h)Xavante:Localizados no Estado de MT,suas aldeias são conhecidas por serem casas em semi-circulo e enfileiradas.Durante o período de 10 a 18 anos,os meninos ficam reclusos em uma casa e só saem de lá quando iniciam a vida adulta,que é marcada por uma festa.Costumam pintar o corpo de preto e vermelho,além de usar uma gravata de algodão durante a festa de cerimônia.
índios xavante
i)Pataxó:Após a morte do índio Galdino,que dormia nas ruas em Brasília quando foi incendiado por jovens em 1997,essa tribo ganhou grande notoriedade nos veículos de comunicação do país inteiro.Os índios dessa tribo são ótimos artesãos,utilizando-se da mistura de madeiras,sementes,pós e penas para fazerem suas peças,além de usar o barro e o cipó.A dança típica dessa tribo é o auê,a comida típica é o mukussuy(peixe assado em folhas de palmeira) e a bebida é o kauim(uma espécie de vinho de mandioca)
O índio Galdino,
morto em Brasília por
três jovens que atearam
fogo em seu corpo
enquanto dormia.
j)Potiguara:Mesmo sendo de origem tupi-guarani,essa tribo se comunica em português,mesmo não sendo tão clara a compreensão.É uma tribo de índios "catequizadas",poderíamos até dizer que eles se assemelham aos caboclos da Umbanda.Em toda tribo potiguara tem uma igreja católica e um santo padroeiro(lembrem-se que na Umbanda os caboclos,além de invocar os Orixás,também fazem menção aos Santos Católicos).O nome dessa tribo significa "comedores de camarão" pois são hábeis coletores de moluscos e crustáceos,além de sobreviverem da agricultura,caça,pesca e extrativismo de vegetal.
7.Os índios e a cultura brasileira
Durante o século XIX,após a independência do Brasil,o índio passou a ser o símbolo da nacionalidade brasileira.Isso começou com o Romantismo,que visava o retorno ao passado.Esse fenômeno ocorreu na Europa,por conta da Idade Média que os românticos estavam em busca de resgate da alguns valores.Como no Brasil não teve a Idade Média,os escritores procuraram no índio o seu principal símbolo.
No lugar do cavaleiro medieval,temos os índios que iram trazer todos os valores exaltados pelos escritores da época.
Alvares de Azevedo irá escrever a Iracema,"a virgem dos lábios de mel",em 1865,e o branco europeu,na figura de Martim Repare.
O livro Iracema
de José de Alencar.
O publico infantil da atualidade também tem o seu personagem indígena.O desenhista da Turma da Mônica,Maurício de Souza,desenhou o personagem Papa Capim,que seria uma menino indígena que vive inúmeras aventuras em sua tribo.
O gibi do Papa Capim
9.O que o índio represente hoje?
Nos dias em que se ouve falar muito em sustentabilidade e meio ambiente,a natureza torna-se a prioridade do cidadão.Atualmente,todos anseiam por uma "economia verde" onde os recursos da natureza são melhor utilizados e reaproveitados.
Símbolo de amor a natureza,o índio tornou-se o símbolo do ambientalismo brasileiro.Vimos acima que,segundo muitas aldeias indígenas,o homem pertence a natureza e não o contrário.Para eles,a natureza fornece todo o necessário para a sua sobrevivência,além do mais,o índio não visa o lucro e sim aquilo que é suficiente para a sua vida.
Sendo assim,o índio não é apenas um herói nacional,mas sim o símbolo da defesa do meio ambiente no Brasil.
O índio como símbolo de conservação do Meio Ambeinte.
10.O índio e sua relação com outras culturas
Como podemos ver,um dos pilares da cultura brasileira é a cultura indígena,alguns nomes ainda são usados para designar alguns lugares.Bauru significa "cesta de frutas";Curitiba,capital do Paraná,significa "local com muitos pinheiros" e assim vai.
Na religião,como comentamos mais acima,se mesclou com outras práticas oriundas da África e da Europa,gerando a religiosidade que temos hoje.A Umbanda,o Catimbó de Jurema e algumas Nações de Candomblé são o resultado dessa mescla.
O melhor de tudo é que,assim como outros povos,o povo indígena gosta de mostrar a sua para outras pessoas e,o melhor,expondo em grandes festivais como alguns que ocorreram recentemente.
11.A FUNAI
A FUNAI(Fundação Nacional do Índio)é o orgão oficial do Estado Brasileiro criado pela Lei n°5.371 de 5 de dezembro de 1967.Sua missão institucional é defender e divulgar os direitos e a cultura do povo indígena do Brasil,além de promover o estudo sobre esse povo.
Vinculada ao Ministério da Justiça,é a Coordenadora e principal executora da política indigenista brasileira.
12.CIMI
A CIMI(Conselho Indigenista Missionário)é uma pastoral da Igreja Católica vinculada a CNBB(Conselho Nacional dos Bispos do Brasil),criada em 1972 para melhor participação do clero para com os povos indígenas brasileiros.
Os princípios da CIMI são:
-respeito aos índios e a sua cultura;
-apoio as lutas pela garantia histórica do povo indígena;
-opção compromissada pela causa dos índios.
14.Conclusão
O povo indígena foi o primeiro povo que habitou o nosso país,por isso merece o nosso respeito.Falam que os portugueses que descobriram os índios mas,pelo que vemos,foi bem o contrário,os índios é que descobriram os portugueses,pois foram estes que impuseram a sua cultura aos índios sem ao menos conhecer as tradições desse povo.
As tradições indígenas são uma grande riqueza da nossa nação pois revela muito do que o nossa país era antes da chegada dos europeus.O símbolo do heroísmo no século XIX revela a necessidade que temos de tê-los como exemplo de sustentabilidade nos nossos dias por conta do seu amor a natureza e nisso só tenho a dizer:temos que aprender com os índios.
Na religião podemos ver que eles deixaram o seu legado e,nas religiões do cunho afro-brasileiro,em especial a Umbanda,as crenças indígenas encontraram seu meio de sobreviver,lembrem-se dos Caboclos,que são espíritos de ancestrais indígenas.
Sites:
Sobre os índios
Sobre a FUNAI
Sobre a CIMI
Assinar:
Postagens (Atom)