O rabino Henry Sobel
Há alguns artigos passados,escolhemos uma cigana que representasse a beleza das mulheres de seu povo.Como este blog começou comparando os ciganos com os judeus,nada mais justo do que falar de uma pessoa que é o símbolo do povo judeu e toda a sua sabedoria milenar.
A pessoa que nós escolhemos é admirado por judeus e gentios(não-judeus).Muitos o tem como um dos maiores símbolos da democracia brasileira e do diálogo entre as religiões.Radicado no Brasil há mais de 40 anos,o Rabino Henry Sobel,que nasceu em Lisboa e foi educado nos Estados Unidos,foi Presidente da Congregação Israelita Paulista(CIP)se afastando do cargo em 2007.
Figura Carismática,o Rabino Henry Sobel é conhecido por tratar todos por igual,sem fazer distinções.O rabino esteve envolvido em um triste episódio conhecido como o "furto das gravatas",mas isso não manchou a ética de um dos maiores líderes não só do povo judeu,mas de toda a humanidade.
1.Sua vinda no Brasil
Filho de belgas nascido em Lisboa e formado rabino em Nova York em 1970,Henry Isaac Sobel recebeu o convite de ser rabino na CIB,em São Paulo,tendo se radicado no Brasil.Henry Sobel afirma que pretendeu tornar-se rabino por gostar de gente,por amar o judaísmo,como ele mesmo afirma.
Enquanto esteve nos EUA,Henry Sobel participou ativamente em passeatas contra a Guerra do Vietnã.Aos 26 anos,foi convidado para vir ao Brasil para tornar-se o rabino na CIB.
Quando chegou ao Brasil,ele ficou surpreso com o país de clima tropical e com mulheres MA-RA-VI-LHO-SAS,como ele mesmo diz.
2.Defensor dos Direitos Humanos
Quando Henry Sobel chegou ao Brasil,o país vivia sob o Governo Militar,mais conhecidos como Anos de Chumbo por conta de seu caráter repressivo.Os tidos "subversivos"eram presos e torturados pelo DOI-Codi(Departamento de Operações de Informações-Centro de Operações de Defesa Interna).As manifestações na rua eram duramente reprimidas e quem fosse preso era torturado,por vezes morto e até sumia.
A situação do Brasil]
durante os "Anos de Chumbo"
Uma das vítimas do Regime Militar foi o jornalista Vladimir Herzog que,segundo os militares da época teria se suicidado,mas a grande maioria acredita que ele teria sido assassinado pelos que interrogavam.
O jornalista Vladimir Herzog morto:
para alguns ele se suicidou
enquanto outros acreditam que ele
havia sido assassinado.
O rabino Henry Sobel acreditava que Vladimir havia sido assassinado,pois haviam dito para ele enterrá-lo na quadra dos suicidas,mas o rabino hesitou e o enterrou com todas as dignidades judaicas.No livro "O Judeu da década de 80",é descrito o discurso que o rabino escreveu em um culto ecumênico celebrado em memória de Vladimir.
O rabino Henry Sobel e o Cardeal D.Evaristo Arns ,rezando no velório de Vladimir Herzog
Por conta disso,Henry Sobel,juntamente com o Cardeal D. Evaristo Arns e o pastor presbiteriano James Wright,juntou documentos sobre o período militar,resultando no livro lançado em 1985 com o título "Brasil,nunca mais",que fala sobre as torturas,os torturados e os torturadores da época do Governo Militar.Em resposta,os militares irão escrever o livro "Tentativas de tomada do poder",contendo documentações de órgãos de repressão sobre todos que foram citados no livro.
3.O rabino e o diálogo com outras religiões
O rabino Henry Sobel também é conhecido como um dos arautos do diálogo ecumênico,estando presente nas várias reuniões com líderes das mais importante religiões mundiais.O rabino era muito amigo de Karol Woityla,o Papa João Paulo II.Em seu livro "O judeu da década de 80",Henry Sobel destaca muitos dos seus encontros com o papa.Segundo o rabino Sobel.O Papa Bento XVI também conheceu uma das figuras mais carismáticas que o Brasil já teve.
Papa Bento XVI se encontra com a Comunidade Judaica
no meio encontra-se o Rabino Sobel.
Durante o Governo Militar,nos conta o próprio Sobel no documentário "Henry Sobel,Luz e Sombras de um Rabino",um general o viu na Catedral da Sé e apontou o dedo para ele dizendo:
-Rabino,seu lugar não é na Igreja e sim em uma sinagoga.
O rabino fez um trato com o general
-General,o senhor não me diga onde eu ir e eu não direi onde o senhor irá colocar os seus tanques.
O general o abraçou e pediu desculpas pelo ocorrido.
3.O caso das gravatas
"Uma falha moral de minha parte",afirma o rabino ao ser questionado sobre o fato do roubo das gravatas,ocorrido na Flórida no ano de 2007.Após ser detido e liberado após pagamento de fiança,Sobel afirma ter cometido o crime após ter tomado uma dose forte de remédio.
"É difícil explicar o inexplicável",disse o rabino após o ocorrido.Porém,com muita coragem,ele fala "EU ERREI,sou um ser humano antes de ser um rabino."
Como todos podemos ver,é impossível que um fato de tão pequena importância possa manchar a biografia daquele que com muita ousadia defende o Direito de todo ser Humano,de uma pessoa que é conhecida por seu caráter humanitário forte amor ao próximo.
5.Henry Sobel e as questões mais polêmicas
Uma pessoa conservadora e doutrina e progressista e prática,essa é a característica desse rabino,aliás,foi algo que ele elogiou no Papa Francisco.As questões que geram controvérsias como sexo,homossexualismo e outros são discutidos por Sobel e escritos por ele em livros como "O Judeu da Década de 80","Um homem,um rabino" e entrevistas que ele fez às mais diversas revistas,dentre elas a play boy.
Como todo bom judeu,o rabino apoia o casamento,até mostrou-se preocupado no livo O Judeu da Década de 80 com o casamento de judeus e gentios(não judeus na língua neotestamentária).Respeitando as diferenças,o rabino mostrou ser contra o homossexualismo mas favorável ao direito do homossexual,contra a eutanásia forçada mas favorável a eutanásia quando aquilo nada mais servia para prolongar o sofrimento da pessoa e assim por diante.
6.O cotidiano do rabino
Muitos que conviveram com ele dizem que o rabino costuma conversar com todos sem exceção.Além de conversar com pessoas dos mais diversos credos,Sobel também trata as mais diversas classes sociais com o mesmo respeito:desde o grande empresário e estadista até o mais humilde mendigo,toma café com todos e nunca deixa de dar atenção aquele que o procuram.Sendo judeus ou não-judeus(gentios),todos são humanos.
Sobel eo Dalai Lama
Sobel bem humorado
7.Atuação política
Outra característica que consagra esse grande rabino é a sua atuação política e a sua relação com estadistas.Como vimos anteriormente,o rabio participou diretamente na luta pela democracia e os Direitos Humanos no Brasil no período do Governo Militar.Portanto,ele também é responsável por muitas das conquistas que temos no âmbito político do nosso país.
Quanto as tensões no Oriente Médio,o rabino aponta o diálogo como o melhor caminho para que cessem todos aqueles confrontos entre Israel e os países árabes,especialmente os palestinos que querem ter um Estado reconhecido.
8.Conclusão
Nenhum brasileiro foi tão importante e carismático como esse rabino que é uma das maiores figuras nos meios judaicos.Ele é considerado um dos maiores símbolos da cidadania que se tem ouvido falar.
Ele é tão querido que um mero episódio como o furto das gravatas não consegue manchar a sua biografia e o que é bom:ele assume que errou sem medo,diferente de certos líderes religiosos que tiram da boca dos pobres para construir grandes templos e viver na riqueza.
A sua atuação política,casada com as mais diversas religiosidades brasileiras foi o que ajudou o país a se democratizar.Portanto,o brasileiro tem uma dívida de gratidão à esse rabino.
SHALOM!!!!